terça-feira, 4 de novembro de 2008

O que são Tensoativos


Tensoativos são substancias naturais, ou sintéticas que possuem em sua estrutura uma parte lipofílica (ou hidrofóbica) e uma parte hidrofílica responsávei pela absorção de moléculas tensoativas na interface líquido-líquido, líquido-gás ou líquido-sólido de um dado sistema. A imagem ao lado mostra a representação esquemática de um tensoativo, a cadeia apolar é hidrofóbico ( afinidade com o óleo, e a cadeia polar é hidrofílico ( afinidade com a água).
Devido as suas estruturas e propriedades, substâncias tensoativas em presença de água e óleo, adsorvem-se nas interfaces orientando-se de maneira que o grupo polar fique voltado para a fase aquosa e o grupo apolar para a fase oleosa, formando um filme molecular ordenado nas interfaces, que reduz astensões interfacial e superficial. A estabilidade do filme depende da natureza dos grupos hidrofólico e lipofilico.
Fonte: Rev. Univ. Rural. Sér. Ci. Exatas e da Terra, Seropédica, RJ, EDUR, vol. 25, n. 1-2, jan-dez, p. 59-71, 2006.

3 comentários:

Castro disse...

Parabéns... muito bacana !
em 2005 eu fiz um apresentação falando sobre o sabão para uma empresa...não tão rico em detalhes como está o seu blog...mas ficou legal tb...abraço e parabéns

Unknown disse...

parabéns bem resumido

Prof(a). Aretha Leal disse...

So falta seu nomebpra por na referencia