quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Como Retirar a Gordura da Louça??

Você já lavou pratos engordurados apenas com água? difícil, não acha? A água é indispensável para uma boa lavagem, mas não consegue, sozinha, remover todo tipo de sujeira. Isso acontece porque as moléculas de água são polares e as da gordura são apolares, consequentemente, elas não tem afinidade umas com as outras e não conseguem remover toda a gordura.


O que poderia ajudar a retirar a gordura dos pratos?... A resposta é simples: sabões e detergentes sintéticos!!





Nos líquidos existem forças de interação entre as espécies que os constituem, chamadas de forças de coesão. Essas forças atuam no líquido formando assim a tensão superficial.





Substancias que diminuem a tensão supeficial da água são chamadas de agentes tensoativos ou surfactantes ( do inglês surface active agents = surfactants). Diminuir a tensão superficial facilita a limpeza, pois a água passa a penetrar nos locais com mais facilidade. Os agentes surfactantes são formados por moléculas que possuem uma cadeia longa carbônica apolar e um grupo funcional polar em sua extremidade.





Alem de aumentar o poder de penetração da água, os agentes surfactantes dissolvem as moléculas de substancias gordurosas.





Quando se adiciona um detergente na água, suas moléculas se distribuem na forma de pequenos glóbulos, denominados micelas. nas micelas de detergentes, as extremidades polares, hidrofílicas, ficam voltadas para o exterior do glóbulo, mantendo contato com as moléculas de água, e as extremidades apolares, hidrofóbicas, ficam voltadas para o interior do glóbulo.


As moléculas de gordura vão ficar aprisionadas nas extremidades hidrofóbicas dos surfactantes, ou seja, na região central das micelas. Removendo as micelas, a sujeira gordurosa vai junto.

Nenhum comentário: